#AgentesTransformadores :: Episódio #4 com Fernando ‘Careca', um dos melhores goleiros de futsal do mundo.

Captura de Tela 2019-01-18 às 15.23.36.png

*Escrito por Felipe Oliveira

Foi logo nos primeiros dias de 2019 que começamos a nos mobilizar para realizar mais um episódio da web-série #AgentesTransformadores. Seria o quarto episódio desde que começamos esta iniciativa em 2018, onde buscamos retratar e contar histórias de pessoas que são transformadas pelo futebol. Aqui em nosso YouTube vocês podem conferir os episódios anteriores, com Raquel Freestlye, Mariana Neves e Rogérinho R9.

Bom, ano novo, personagem novo. E a bola da vez é o goleiro de futsal Fernando Careca, grande parceiro do nosso movimento e que está sempre fortalecendo nossas iniciativas, como por exemplo o evento ‘Natal Feliz’ que realizamos em conjunto no fim do ano passado em sua comunidade local em Jandira, São Paulo. Veja aqui como foi esta festa!

Em um dia bastante ensolarado, nosso encontro rolou no Parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo. Trombamos o ‘Careca’ (apelido que já é tradicionalmente conhecido) por lá e a resenha rolou solta.

“O futsal entrou na minha em 1995, 1994, e foi realmente uma válvula de escape. Por conta de um problema genético que eu tenho, que se chama lopecia, o futebol acabou sendo o meio de inserção minha sociedade”

Careca nos contou diversos momentos de sua trajetória, desde o início no futsal, o aprendizado nas categorias de base do Grêmio Barueri, os momentos de dificuldade, sua experiência como goleiro do Corinthians, e claro, nos contou também sobre seu último ano maravilhoso defendendo a equipe do Atlântico, de Erechim/RS. Pelo time gaucho, Careca chegou em 04 finais no ano de 2018 e ainda foi eleito o melhor goleiro da liga futsal e 8º melhor goleiro de futsal do mundo.

"Quando eu cheguei no Atlântico, a mágica aconteceu. Me identifiquei muito com a equipe e com a cidade, que me acolheu muito bem. Mesmo não tendo vindo os títulos, o ano de 2018 foi muito bom, ganhei prêmios individuais e pude crescer bastante profissionalmente".

*Confira abaixo o vídeo do quarto episódio com Fernando Careca.

O lado social e humano também fez bastante parte da conversa com o craque do futsal. Com um trauma adquirido na infância chamado lopecia, Careca nos contou como o futebol contribuiu para o seu processo de inserção e inclusão na sociedade, e como hoje ele tenta representar e compartilhar bons valores por meio do futebol.

Fernando ‘Careca’ com seu filho Pedro, durante a participação no evento ‘Natal Feliz’ da Ginga.Fc. Evento aconteceu em Jandira/SP, cidade natal de Careca e que ajudou a organizar a iniciativa.

Fernando ‘Careca’ com seu filho Pedro, durante a participação no evento ‘Natal Feliz’ da Ginga.Fc. Evento aconteceu em Jandira/SP, cidade natal de Careca e que ajudou a organizar a iniciativa.

Para 2019, os planos do goleiro são ambiciosos. Já em fase de treinamento e pré-temporada, Careca nos contou que para este ano a meta é conquistas títulos com o Atlântico, e também conseguir oportunidades na Seleção Brasileira de futsal.

Fernando Careca foi o personagem do 4º episódio da web-série #AgentesTransformadores. Não deixa de seguir nosso canal no YouTube e acompanhar os novos vídeos da série. E em breve novas histórias vêm por aí.

[Ficha Técnica] 

Produção & Roteiro: Felipe Oliveira

Edição: Felipe Oliveira

Texto: Felipe Oliveira

Idealização: Felipe Oliveira & Felipe Rigolizzo