Ginga.Fc encerra 2018 com ações celebrativas no Rio de Janeiro e São Paulo.

31617043357_b411f1969d_o_Easy-Resize.com.jpg

O ano de 2018 foi especial para a Ginga.Fc e não poderíamos ter encerrado este ciclo sem ser da maneira que mais gostamos e acreditamos: usando a força do futebol como ferramenta de impacto e transformação social.

No mês de dezembro passado realizamos duas ações sócio-esportivas para celebrar o Natal e um novo ano que estava por vir. Foram nossas primeiras iniciativas mais ativas em comunidades das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, um objetivo que já tínhamos a algum tempo.

As iniciativas aconteceram nas comunidades Vila Beira Mar (RJ) e Sagrado Coração (SP). Em ambas, a boa energia tomou conta e vivenciamos momentos de bastante alegria, interação e, claro, muito futebol.

Os moradores das comunidades participaram em peso nas duas celebrações. No Rio de Janeiro, foram mais de 200 pessoas que compareceram. Além de um grande número de crianças, os pais e adultos também marcaram presença em grande número.

Em São Paulo não foi diferente. Foram cerca de 50 crianças que participaram do evento. Os adultos também marcaram presença, com destaque para um número considerável de mulheres.

Para ambas comunidades, foram entregues novos materiais esportivos da Ginga.Fc para serem utilizados pelos times das crianças e jovens locais. Estes materiais foram viabilizados através de nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.

Como todas iniciativas do nosso movimento, a força do coletivo fez a diferença. Nos juntamos e conectamos com parceiros essenciais para fazer as ações acontecerem.

No Rio de Janeiro, a ação foi desenvolvida em conjunto com o TETO Brasil, organização que atua com diversas comunidades pelo Brasil e já possuía uma relação próxima e presente com os moradores da Vila Beira Mar. Foi o primeiro passo de uma parceria que tende a evoluir e se fortificar nos próximos meses. Em São Paulo nos conectamos com o projeto da A. D. Ressaca, time da comunidade e que já realiza um trabalho sócio-esportivo com os jovens locais.

Captura de Tela 2019-01-16 às 18.08.32.png

AgentesGingaFc

Em ambas as ações também contamos com a presença e participação dos voluntários #AgentesTransformadores GingaFc, que colocaram a “mão na massa”e foram fundamentais para fazer as ações acontecerem. "Fazer parte do time da Ginga.Fc e poder vivenciar esse projeto junto com a comunidade de Vila Beira-Mar (RJ) foi, sem dúvidas, uma experiência de vida incrível. " comentou Pauliran Costa, #AgenteGingaFc residente no Rio de Janeiro.

“Foi um prazer fazer parte do time Ginga e promover esse evento junto com a comunidade da Vila Beira Mar, no Rio de Janeiro. Foi lindo ver como o esporte é uma ferramenta poderosa de encontro, empoderamento, socialização e mudança. Um momento de gratidão e esperança de que poderemos viver dias melhores” complementou Jully Porto, #AgenteGingaFc também do Rio de Janeiro.

O goleiro de futsal  Fernando Careca , natural de Jandira/SP, foi parceiro e participou do desenvolvimento e realização da nossa ação na comunidade do Sagrado Coração.

O goleiro de futsal Fernando Careca, natural de Jandira/SP, foi parceiro e participou do desenvolvimento e realização da nossa ação na comunidade do Sagrado Coração.

Quem também marcou presença em SP, foi o goleiro de futsal Fernando Careca. Natural de Jandira/SP, ele ministrou uma clínica e jogou bola com a molecada. Recentemente Careca foi eleito o melhor goleiro da Liga Nacional de Futsal e 8º melhor goleiro de futsal do mundo.

Nossas iniciativas de reciclagem também fizeram parte da programação de ambos os eventos e as duas comunidades receberam novas redes de gols feitas de garrafas pet para serem instaladas em suas respectivas áreas esportivas.

Uma das iniciativas realizadas em ambas as comunidades foi nosso trabalho de reciclagem e ressignificação das garrafas pet. A foto acima mostra o antes/depois do campo do AD Ressaca, na comunidade do Sagrado Coração (Jandira/SP), onde fizemos a instalação de redes de garrafas pet nos gols do campinho.

Uma das iniciativas realizadas em ambas as comunidades foi nosso trabalho de reciclagem e ressignificação das garrafas pet. A foto acima mostra o antes/depois do campo do AD Ressaca, na comunidade do Sagrado Coração (Jandira/SP), onde fizemos a instalação de redes de garrafas pet nos gols do campinho.

Os moradores locais foram envolvidos no processo de coleta e armazenamento das garrafas pet. Vila Beira Mar e Sagrado Coração foram as mais novas comunidades a receberem nossas redes pet e são umas das poucas comunidades do Brasil a ter redes ecológicas em seus campos esportivos. As garrafas coletadas durante os eventos serão agora transformadas em redes para abastecermos novas comunidades pelo Brasil.

Para 2019, nosso planejamento e interesse é manter relacionamento com ambas as comunidades e seguir realizando ações locais que contribuam para o desenvolvimento esportivo e social das regiões. No decorrer do ano novas iniciativas estão previstas para acontecer em ambos os locais. Um dos nossos objetivos é poder continuar contribuindo com o desenvolvimento pessoal dos jovens das comunidades e poder realizar reformas e upgrades nas estruturas de ambos os locais esportivos.

Para continuar apoiando e contribuindo com as iniciativas, é possível participar e contribuir com nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Este apoio financeiro é fundamental para que possamos continuar realizando iniciativas sociais e contribuindo com o desenvolvimento de comunidades por meio do esporte. Entre na plataforma, veja as recompensas disponíveis e faça parte do nosso movimento! =]

As fotos dos eventos podem ser acessadas nos links abaixo. E em breve serão compartilhadas novas iniciativas por aqui.

Obrigado à todos que contribuem e participam do nosso movimento, e que tenhamos todos um ótimo ano de 2019 pela frente!.

Vamos seguir gingando por aí! ;)

Álbum de fotos - Vila Beira Mar/RJ :: https://bit.ly/2RKaUgg

Álbum de fotos - Sagrado Coração/SP :: https://bit.ly/2M6wjLq

Nossa campanha no Catarse :: www.catarse.me/gingafc