Conheça o projeto #FutebolNoTapajós': a iniciativa piloto da Ginga.Fc.

Em agosto de 2015, pegamos o avião rumo ao norte do Brasil para a nossa primeira expedição oficial em nome da Ginga.Fc. Foi onde tudo começou. 

O destino foi a cidade de Belém, no estado do Pará. Começava ali a nossa expedição pelo lado inóspito deste estado brasileiro, que carrega paisagens de beleza ímpar, com um povo carismático, hospitaleiro e amante do futebol. 

Em Belém, percorremos por sete dias algumas as ilhas e cidades próximas da capital do estado. Logo no primeiro dia, o convívio e experiências envolvendo o futebol já foram intensos e dali em diante a bola rolou por diversos campinhos, praias de águas doces e igarapés. Tudo isso sob cenários deslumbrantes da nossa imensa Floresta Amazônica. 

Após uma semana em Belém, pegamos uma embarcação para Santarém, cidade localizada na região do Tapajós, oeste do estado do Pará. Foram cinco dias em navegação percorrendo diversos rios. A cada cidade em que parávamos era fácil já ver alguém com uma bola nos pés. 

De Santarém em diante, foram mais vários dias de viagem destinados para explorar e conhecer diversas comunidades ribeirinhas dos Rios Arapiuns e Tapajós. Em todas as comunidades visitadas era possível ver de perto a presença e importância que o futebol possui no dia a dia dos povos ribeirinhos. 

Ao todo foram 47 dias viajando pelo estado do Pará e um total de 32 cidades/comunidades visitadas. Tudo isso inspirou a criação da coleção #FutebolNoTapajós', que consiste no desenvolvimento e criação de peças de vestuário inspiradas no estado paraense. 

A coleção tem seu tema atrelado ao futebol e as experiências vividas durante a viagem. São três modelos exclusivos de camisetas, que foram todas confeccionadas de maneira totalmente sustentável e ecológica (através do re-aproveitamento de garrafas PET).

A peça matriz 'Tapajósrepresenta parte do trecho percorrido na expedição e comunidades visitadas que ficam à beira do Rio Tapajós. 

As outras duas peças são 'Meu Garoto', inspirada no retrato de um jovem ribeirinho que adora futebol, e 'Molecada', esta inspirada em belas tardes de muito futebol que rolam no campinho do Sairé, na comunidade do Caranazal. Todas as peças possuem produção limitada e estão disponíveis nos tamanhos P, M, G e GG, nas versões masculino e feminino. 

O primeiro ciclo deste nosso primeiro projeto já tem data para acabar.

Toda a receita da venda das camisetas será revertida para investimentos esportivos em Suruacá, comunidade ribeirinha característica por amar o futebol. Veja mais sobre a comunidade aqui!

Dos dias 14 à 18 de junho de 2017 vamos promover em Suruacá uma grande vivência e experiência coletiva em torno do futebol. Diversas atividades estão sendo planejadas, dentre elas a entrega de produtos esportivos e reforma da quadra da escola da comunidade. 

Esta experiência é aberta para qualquer pessoa e todas as informações podem ser encontradas aqui no site da Ginga.Fc.

#FutebolNoTapajos é o pontapé inicial do nosso sonho. E esperamos agora dar continuidade e poder continuar explorando o nosso Brasil e gerar diversas transformações positivas para os brasileiros. 

Observação:

Este post foi escrito no mês de abril/2017, previamente a execução da benfeitoria e ação social na comunidade de Suruacá. Clicando nos links abaixo você pode ver mais detalhes sobre a continuidade desta jornada:

- Conclusão do projeto em Suruacá (matéria completa).

- Álgum de fotos da expedição no ano de 2015 para o Pará.

- Álbum de fotos da ação social em Suruacá. (junho/2017)