Conheça Suruacá: a simpática vila ribeirinha que recebeu a primeira benfeitoria esportiva da Ginga.Fc

Vila de Suruacá - Rio Arapiuns

Vila de Suruacá - Rio Arapiuns

Além de ser um jogo e uma prática esportiva, nós sempre enxergamos o futebol como uma ferramenta muito importante e valiosa no contexto de uma evolução social e empoderamento pessoal dos seres humanos. O esporte é capaz levar alegria, sorrisos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Deixar um legado positivo para comunidades brasileiras através do futebol. Isso é que o buscamos.

No projeto 'Futebol no Tapajós', a Ginga.Fc produziu uma coleção exclusiva de camisetas sustentáveis, e que com a receita de suas vendas possibilitou o levantamento de recursos financeiros para serem investidos no esporte na região. 

A comunidade escolhida para receber o investimento foi Suruacá, uma pequena vila ribeirinha localizada à margem do Rio Tapajós e que fica dentro da área de Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (RESEX). 

Suruacá é uma comunidade bem pequena e isolada. Para se chegar lá são necessárias cerca de quatro horas de barco saindo de Santarém/PA. Moram por lá cerca de 100 famílias ribeirinhas, o que totaliza uma população em torno de 500 pessoas. Eles vivem do extrativismo, pesca, caça e do artesanato. 

O futebol é uma atividade bastante presente no dia a dia da comunidade. Existem dois times de futebol na comunidade. O Santos Futebol Clube, inspirado no xará paulista. E o Norte Brasil Esporte Clube. Os times possuem equipes masculinas e femininas nas categorias adulto e infantil.

As mulheres de Suruacá são conhecidas por serem boas jogadoras. Elas jogam futebol quase todos os dias (muitas vezes junto com os homens) e são as atuais campeãs na categoria feminina da Copa do Tapajós, torneio que reúne mais de 50 times de comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns e Tapajós. 

A benfeitoria que será realizada em Suruacá já tem data para acontecer. Entre os dias 14 à 18 de junho/2017 vamos realizar um grande multirão solidário na comunidade. 

Vamos até Suruacá em um grupo de 25 pessoas agentes transformadores (com origens de diversos cantos do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte), que em conjunto com os moradores locais vão se mobilizar para a execução da benfeitoria no campinho da escola de Suruacá. 

Serão instalados grades em todo o entorno do campo, uma placa de boas vindas, instalação das traves e redes nos gols, e ainda será feita uma pintura na quadra e locais ao redor.

Além da benfeitoria "física", também vamos realizar um trabalho de contribuição para a comunidade através da entrega de materiais esportivos. Esta entrega contempla materiais coletados em campanhas de doação (realizadas durante o mês de maio) e também novos materiais que serão comprados. A entrega contempla bolas, chuteiras e jogos de uniformes completos, além de outros materiais como luvas, caneleiras, malas, apitos, roupas de juiz, cartões, bandeirinhas e outros.

É claro que vamos fazer a bola rolar por lá também. Após a execução e entrega da reforma do campo, vivenciaremos um dia de confraternização com os moradores para celebrar e jogar muito futebol. Jogos festivos e atrações com música, dança e teatro fazem parte do roteiro. 

Outra contribuição para a comunidade terá como foco principal a sustentabilidade. Vamos entregar para Suruacá uma máquina filetadora de garrafa PET, o que vai possibilitar aos moradores realizar um trabalho de re-aproveitamento e geração de renda através do manuseio de garrafas PET. 

Serão quatro dias intensos de muita mão na massa, troca de experiências, colaboração coletiva, e principalmente, amor, alegria e futebol.

Toda esta experiência será documentada, registrada e compartilhada aqui em nossos canais. 

A Ginga.Fc é, acima de tudo, um movimento de pessoas que compartilham da missão e vontade de gerar grandes transformações sociais através do futebol, e estamos muito felizes em compartilhar este momento com todos vocês. 

Obrigado à todos que estão junto conosco nesta caminhada.

APOIO:

FACULDADE BELAS ARTES, CHUTEIRA DE OURO E SAÚDE & ALEGRIA.